domingo, 28 de setembro de 2014

TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO POR CAMPO PRÓXIMO (NFC)


            A NFC uma nova tecnologia de comunicação sem fio. É uma especificação que permite a comunicação sem fio (wireless) entre dois dispositivos (não mais que isso), mediante uma simples aproximação entre eles, sem que o usuário tenha que digitar senhas, clicar em botões ou realizar alguma ação do tipo para estabelecer a conexão. Por isto o nome: Near Field Communication - Comunicação de Campo Próximo.

Esta tecnologia surgiu em 2002 através das empresas Philips (Holandesa) e Sony (Japonesa). Desde o inicio, a ideia foi fazer com que esta tecnologia fosse implementada em dispositivos móveis no geral. Como: telefones celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos e qualquer outro item capaz de suportar a instalação de um chip NFC.
O princípio é simples: um deles faz o papel de Iniciador, respondendo pela tarefa de iniciar a comunicação e controlar a troca de informações. O outro faz o papel do Alvo, devendo responder às solicitações do Iniciador.
A comunicação é estabelecida mediante radiofrequência, a partir da faixa de 13,56 MHz, com a velocidade de transmissão de dados variando entre 106, 212 e 424 Kb/s (kilobits por segundo). Mais recentemente, passou a ser possível também trabalhar com a taxa máxima de 848 Kb/s, embora não oficialmente. A distância máxima entre os dois dispositivos normalmente é de 10 cm.


A transmissão pode ocorrer de dois modos:
>    Passivo: apenas um dos dispositivos (normalmente, o Iniciador) gera o sinal de radiofrequência da conexão. O segundo é apenas alimentado por este.
>    Ativo: no modo ativo, ambos os dispositivos geram o sinal de rádio. É o modo que é utilizado, por exemplo, em um sistema de pagamento envolvendo um smartphone e um receptor no caixa de uma loja.
Há de considerar ainda a existência de três modos de operação, que juntos aumentam as possibilidades de uso do padrão:
>    Leitura e gravação: tendo como base a comunicação passiva, permite leitura ou alteração de dados existentes em um dispositivo NFC, como um receptor que desconta créditos registrados em um cartão de viagens;
>    Peer-to-peer: é um modo para troca biredicional de informações entre os dois dispositivos, ou seja, cada um pode tanto receber quanto enviar dados para o outro. Pode ser útil, por exemplo, para a troca de arquivos entre dois celulares;
>    Emulação de cartão: neste modo, o dispositivo NFC pode se passar por um cartão inteligente, de forma que o aparelho leitor não consiga distinguir um do outro.
A tecnologia NFC utiliza o protocolo SWP (Single Wire Protocol). Trata-se de uma interface que oferece comunicação segura entre o cartão SIM (popularmente conhecido como "chip de celular") e o chip NFC do aparelho.

Exemplos


BikeIdentificator
É um sistema inovador de identificação, composto por dois chips, um RFID (Radio Frequency Identification ou Identificação por Rádio Frequência) e outro com tecnologia NFC de leitura simples, através de um PC ou através de um Smartphone compatível.


O BikeIdentificator é semelhante a um certificado de propriedade, exclusivo para a SUA Bicicleta, que lhe permite ao mesmo tempo, activar um alerta em caso de roubo da mesma.
Para que o BikeIdentificator funcione corretamente deve ser composto por dois chips (RFID e NFC), que são registados sobre a SUA bicicleta: um inserido no interior do quadro e o outro colado diretamente na parte superior do quadro. Depois da instalação física dos chips, o Revendedor acessa o site: www.bikeidentificator.net, cria um novo cliente e regista a SUA bicicleta em SEU nome. Após a criação do cliente, o revendedor entrega ao cliente os seus dados para futuro acesso ao portal. Posteriormente, o cliente pode complementar os seus dados no portal, adicionando fotos, dados técnicos e informações pessoais de modo a consolidar num único local toda a informação sobre a SUA Bicicleta.
Os benefícios desta tecnologia são:
1.           Garantia de possuir um certificado de propriedade, de modo a garantir/comprovar que a bicicleta é SUA;
2.           Registar e Programar o plano de manutenção da SUA bicicleta;
3.           Registar todas as melhorias (upgrades) de componentes feitos sobre a SUA bicicleta, como fotos de cada um desses componentes.
4.           Alerta De Roubo: Se a SUA bicicleta for roubada, é possível através do portal, ativar o "ALAMRE" de bicicleta roubada, que envia de imediato dois e-mails, um para a loja/revendedor que lhe vendeu o BikeIdentificator e  outro para ti, com a informação da SUA bicicleta e respectivos chips instalados na mesma.
5.           Caso algum dos chips RFID ou NFC seja lido, numa loja, evento desportivo ou simplesmente através de Telefone Celular compatível, o sistema BikeIdentificator envia automaticamente para o usuário um e-mail contendo a localização do chip lido, através de uma extrapolação via Google Maps. Deste modo, terá uma oportunidade exclusiva de encontrar a sua bicicleta e comprovar que a mesma é SUA.
Esta solução na Itália custa 25 euros, equivalente á R$ 77 (conforme cotação de hoje).





Biochip xNT




O segundo exemplo são os micros chips que possuem a tecnologia NFC, conhecidos como Biochip xNT. é a primeira tag NFC do mundo que pode ser implantada no corpo humano. Ele permite que os ''cyborgs'', e os biohackers, destranquem portas, telefones, façam login em computadores, liguem veículos, entre outros, apenas aproximando a mão de um leitor. Também permite compartilhar contatos, vídeos do youtube, páginas do facebook, e muito mais com seus amigos apenas lendo o implante, usando qualquer smartphone, tablet, computador, entre outros que tenham suporte a NFC.

O chip tem um identificador único e imutável, 144 bytes de memória programável pelo usuário, Wireless Standard ISO 14443-A, NFC compatível com o tipo 2 (garantindo o funcionamento habilitado em dispositivos móveis).
O chip tem 2mm por 12mm(2x12), e é feito, internamente, de chumboborosilicato bio-compatível. Tem aproximadamente o tamanho de um grão de arroz. 

O revestimento do chip é feito em vidro Schott 8625 bio-compatível, que é um tipo comum de vidro utilizado em dispositivos implantáveis e próteses.

O chip é um dispositivo do tipo passivo, ou seja, não precisa de bateria e fica desativado (totalmente inerte) até que se aproxime do leitor NFC o suficiente para ser detectado.






                 www.bikeidentificator.net

                 https://www.youtube.com/watch?v=odxccrlh_wo


Nenhum comentário:

Postar um comentário