segunda-feira, 22 de setembro de 2014

AS TOPOLOGIAS DE REDES


O que é topologia de redes?

É a padronização dos dispositivos que compõe a rede dos computadores e outros componentes.

Existem duas categorias: a Lógica e a Física.


·         TOPOLOGIA LÓGICA
É a forma como os sinais dos dados são transmitidos através do meio físico da rede, para isto são utilizados dispositivos como roteadores.


·         TOPOLOGIA FÍSICA
Esta categoria é a “organização” dos computadores, o “layout” para localização dos computadores. A estrutura que passarão os cabos que  interligarão os dispositivos da rede.

Nesta categoria, existem alguns modelos, sendo denominadas como: Anel, Malha, Estrela, Árvore, Barramento, Híbrida, Ponto a Ponto e Multiponto.


Vamos conhecer um pouco sobre cada tipo de topologia física:

1ª. Anel: Nesta Topologia os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado, ou seja, o anel. A desvantagem é que uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino.  Assim, há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede.




2ª Malha: Possui maior redundância e confiabilidade, sendo muito utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. 




3ª Estrela: A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. 




4ª Árvore: A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas e uma rede hierárquica, porque forma-se uma cascata.




5ª Barramento: Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Redes ethernet utilizam este tipo lógico de topologia.




6ª Híbrida: É a topologia mais utilizada em grandes redes. Numa topologia híbrida, o desenho final da rede resulta da combinação de duas ou mais topologias de rede.  Assim, adequa-se a topologia de rede em função do ambiente, compensando os custos, expansibilidade, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede.



7ª Ponto a Ponto: Ponto-a-ponto irá interligar dois pontos de uma rede trocando informações entre si.


  

8ª Multiponto: Neste tipo de ligação sempre haverá uma estação chefe que controlará o tráfego da rede e as demais estações subordinadas.